Turnê e filme da Orquestra Sinfônica Aprendiz

O projeto aconteceu em 2017 e promoveu a manutenção da estrutura pedagógica e administrativa da Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em Niterói-RJ. A OSA era composta por 40 jovens instrumentistas com idades entre 14 e 23 anos, participantes do Programa Aprendiz – Música na Escola. As ações propostas foram realizadas em dois eixos: capacitação/qualificação e difusão/ divulgação. O projeto foi selecionado no 1o Edital do Instituto CCR de Projetos Culturais e a realização foi de janeiro a dezembro de 2017.
Com os recursos captados pudemos manter o funcionamento da orquestra ao longo do ano,
realizamos turnê em quatro municípios da Baixada Litorânea Fluminense e produzimos um filme homônimo ao projeto: o resultado foi um documentário musical muito bonito e emocionante. A empresa Statoil Óleo e Gás contribuiu financeiramente para este produto.
Foram produzidas 500 unidades do DVD, as quais foram distribuídas para os patrocinadores, parceiros, alunos da OSA e da rede municipal. O filme está à disposição para todos assistirem gratuitamente:

SINOPSE DO FILME: Documentário musical sobre uma orquestra sinfônica formada por jovens da cidade de Niterói-RJ participantes do programa sociocultural ‘Aprendiz – Música na Escola’. O filme mostra o dia a dia dos alunos, ensaios, passeios, a execução de um concerto, além de depoimentos dos próprios sobre o que é a experiência orquestral.

A turnê aconteceu na Baixada Litorânea Fluminense nos meses de setembro e outubro, com apresentações em escolas municipais, em um shopping local e em uma igreja. Os municípios visitados foram Saquarema, Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama. Foram feitas sessões exclusivas para alunos da rede pública municipal local e outras para o público em geral, sempre com entrada gratuita. A duração média foi de 50 minutos por concerto e estimamos um público total de cerca de 2.100 pessoas.

Também foram realizadas duas saídas para concertos profissionais e houve o pagamento mensal de bolsa-auxílio para os alunos.

Compartilhe:

Leia também

Interculturalidades

Interculturalidades

O projeto aconteceu em 2014 e implementou uma base de ensino intensivo de música clássica em Niterói-RJ com orientação pedagógica de músicos e professores do Barratt-Due Institute of Music / Oslo Camerata (Noruega).