Coro Aprendiz Musical e Coro Aprendiz Infantojuvenil

O Coro Aprendiz Musical, regido pela maestrina e coordenadora do Programa Aprendiz Musical, Fátima Mendonça, foi fundado em 2017 e desde então, já realizou diversas apresentações, como: a festa de Outubro Rosa do INCA, no Rio de Janeiro, para pacientes e familiares; comemoração dos 65 anos do Hospital de crianças Getulinho, no Fonseca, em Niterói; o 5° Festival de Música e Literatura de Taubaté, em São Paulo, entre outras, incluindo as diversas atividades da agenda cultural do Município. O conjunto foi criado para promover a formação dos alunos,por meio da prática coral de excelência, buscando desenvolver a integração social e o gosto pela música, a partir da execução de um repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e diferentes estilos e gêneros. O coro é composto por cerca de 39 alunos – inscrição via edital e pelos alunos da Sala Aprendiz interessados em ampliar seus conhecimentos com o estudo de um segundo instrumento, a voz.
O Coro Aprendiz Infantojuvenil, regido pelo maestro Miguel Torres, é destinado também a estudantes a partir dos dez anos, oriundos da rede municipal de ensino – do coral e da iniciação musical – de acordo com seus interesses e dos pais. Continuidade ao trabalho pedagógico realizado nas escolas, com ampliação e aprofundamento dos arranjos vocais a partir da utilização de um repertório mais abrangente. Eles cantam em conjunto e, ao mesmo tempo, se aprofundam individualmente, em um espaço onde podem entrar em contato com os seus sentimentos e o dos outros coralistas, acessando a esfera do sentir, tão importante para o fazer artístico.
A Educação Musical através da Voz faz com que crianças e jovens da comunidade aprendam a atuar musicalmente, por meio do canto e do movimento. Os conceitos musicais vão sendo introduzidos à medida que se fazem necessários. A partir do que é culturalmente significativo a essas crianças e jovens, chega-se a uma ampliação do repertório, que permite o conhecimento e apreciação de práticas musicais de outros povos e culturas
“A prática em conjunto fortalece a unidade, o convívio social e, juntos, eles têm desafios e aprendem a superar os obstáculos”, explica Fátima. As aulas acontecem de forma lúdica. São desenvolvidas atividades que incluem aquecimento corporal e vocal, apreciação musical, respiração e repertório, além de dinâmicas que tratam a sensibilidade com ações diferentes, jogos e brincadeiras.
Fátima Mendonça destaca, ainda, a importância do canto coletivo no mundo em que se vive: “é uma importante ferramenta de transformação social. Uma experiência educativa, não somente por transmitir conhecimento técnico, mas experiências humanas. Gera também confiança. Quando o aluno começa a se sentir imerso naquele mundo sonoro, onde a voz contribui e faz parte desse universo, ele vai ter uma maior confiança em si. Cria também corresponsabilidade, pois o indivíduo é parte de um todo e ele é responsável para que esse todo funcione bem.”, explica.