O Aprendiz

Música Educação Cidadania

Esta é a tríade norteadora das ações do Programa Aprendiz Musical, iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Aprendiz Musical foi criado há 22 anos, em 04 de abril de 2001– sociocultural e gratuito – proporciona aos integrantes, além do ensino da música, uma experiência social e cultural diversa, ampliando o caminhar com diferentes experiencias no universo artístico.

Nossa missão é a de promover a educação musical para crianças e jovens até 24 anos de idade, que tenham estudado na rede municipal de ensino de Niterói, com numerosas atividades complementares, aulas de canto coral e instrumentos de sopros e cordas.

O Aprendiz Musical funciona atualmente na Casa Aprendiz, no Conservatório de Musica de Niterói e nas escolas da rede de ensino municipal.

O Programa é divido em três estágios:

Iniciação musical
Voltada para crianças do 1º ao 5º anos, as aulas de iniciação musical acontecem no horário escolar, dentro das salas, em todas as escolas de ensino fundamental. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 50 minutos.

Prática de instrumentos e canto coral nas escolas
Opcionais para crianças e adolescentes no turno escolar complementar. Neste estágio, eles podem optar pela prática de instrumentos ou pelo canto coral. As turmas têm aula de música uma vez por semana durante 2 horas.As turmas costumam ser compostas por alunos de níveliniciante, que já passaram pela Iniciação Musical

Casa Aprendiz – Formação continuada e complementar
Os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas são encaminhados para o núcleo Aprendiz, onde podem participar das aulas de instrumento individuais, práticas orquestrais, canto coral e recebem bolsa auxílio.

Orquestra Aprendiz Musical e Coro Aprendiz Musical
A Prática Coral e Orquestral do Programa Aprendiz é oferecida como o exercício de todo aprendizado adquirido nas aulas de instrumento ou canto e da teoria musical, onde as habilidades e competências para a execução de um repertório musical são alcançadas.
É na Prática Coral e Orquestral que os conceitos de organicidade musical são demonstrados:

  • Sonoridade: expressar-se em diferentes coloridos sonoros, explorando timbres e texturas próprias do instrumento;
  • Expressividade: comunicação esmerada do discurso musical, das intenções do texto musical, criando diferentes atmosferas e efeitos expressivos revelados pelos timbres, altura dos sons grave e agudos, andamentos rápidos ou lentos, intensidades fortes ou fracas, silêncios..,
    Compreensão estética – a percepção das formas e estruturas, posicionando a música em um contexto estilístico histórico e social.
  • Performance – Equilíbrio dos Domínios Cognitivo, Afetivo e Psicomotor: harmonização eficaz entre a compreensão intelectual da música (cognitivo), a conexão emocional (afetivo) e a habilidade técnica de execução (psicomotor).

O equilíbrio desses domínios é essencial para uma performance completa, onde a mente, emoções e habilidades técnicas trabalham em conjunto.

Os integrantes são selecionados anualmente através de edital, divulgados pelo site e nossas redes sociais. Os alunos selecionados recebem bolsa auxílio.

Os participantes recebem o instrumento gratuitamente, em forma de comodato. Participam de diversas capacitações, por meio de workshops; visitas guiadas a centros culturais, museus; cursos técnicos, como sonorização e iluminação cenográfica; reforço para o ENEM, entre outros.

 

Para participar, basta se inscrever. Venha ser um Aprendiz você também!!!

alunos em atendimento