Quinteto de Metais do Aprendiz Musical se apresenta na Ilha da Boa Viagem

Serão realizados uma série de concertos no local, sempre no segundo sábado de cada mês

No sábado (15), a Ilha da Boa Viagem, em Niterói, recebeu o primeiro de uma série de concertos do Programa Aprendiz Musical. O evento gratuito ‘Concertos na Boa Viagem’ apresentou o Quinteto de Metais do Aprendiz Musical – formado por seus aplicados e talentosos alunos.

A apresentação, dentro da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, reuniu cerca de 80 espectadores e demonstrou como os alunos assimilam e reproduzem a arte musical que aprendem.

No repertório do concerto, estavam músicas como “Corcovado” e “Samba de Verão”, de Tom Jobim, e “Você é linda”, de Caetano Veloso, entre outros clássicos. 

O público marcou presença no primeiro concerto do Aprendiz Musical na Ilha da Boa Viagem – Foto Márcio Sili

O prefeito Axel Grael destacou o papel fundamental do programa em proporcionar oportunidade para jovens.

“Esse é um projeto que enche Niterói de orgulho e que nos presenteia ao descobrir talentos. Eu acompanho o Aprendiz desde 2013 e, desde então, vejo de perto o trabalho para superar as adversidades e transformar essa iniciativa em sinônimo de excelência. Acreditar neste projeto é fazer uma escolha pelo futuro da cidade, dos nossos jovens e pela empregabilidade de todo um setor de músicos e professores que integram a indústria cultural, que tem um papel extremamente relevante para a nossa economia”, destaca Axel Grael. 

Um espetáculo de música em um cartão-postal de Niterói

Uma joia rara guardada pela Baia de Guanabara. Assim o cidadão niteroiense enxerga a Ilha da Boa Viagem – fundada em 1650, mantida pela igreja e pelos escoteiros e agora patrimônio municipal, totalmente restaurada e pronta para visitação dos moradores e turistas. Parte do patrimônio arquitetônico histórico de Niterói, a Ilha da Boa Viagem é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Aprendiz Musical é hoje o maior programa de iniciação musical do país e motivo de orgulho para nossa cidade que revela cada vez mais talentos e forma cidadãos. A Ilha da Boa Viagem é um monumento natural e cultural da nossa história. Unir o Aprendiz Musical e a Ilha da Boa Viagem de alguma forma é celebrar as nossas verdadeiras riquezas. Com isso, ganha em projeção o Aprendiz Musical e ganha em atrações a Ilha da Boa Viagem, que tem atraído cada vez mais turistas”, ressalta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz. 

Quinteto de Metais durante apresentação na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – Foto Márcio Sili

A percepção dos visitantes foi a melhor possível. É o caso da servidora pública e turista vinda de Brasília, Alessandra Raz, que se emocionou com a apresentação:

“Emocionante, lindo e belíssimo. Com esse visual… Eu rezei, agradeci por esse momento. Super recomendo”, disse.

O sentimento foi compartilhado também pela técnica de enfermagem de São Gonçalo e mãe de um dos alunos que se apresentou na Ilha da Boa Viagem, Bruna Gonçalves: 

“A vista é linda e o Aprendiz Musical fez um trabalho excelente. Foi perfeito! Cheio de riqueza e conhecimento. É emocionante ver meu filho se apresentando”, concluiu.

O próximo concerto do Aprendiz na Ilha da Boa Viagem acontece no segundo sábado do mês de julho. Informações sobre agendamentos podem ser conferidas no site da Neltur: https://visit.niteroi.br/.

Compartilhe:

Leia também