Espetáculo Paulinho da Viola – Infinito celebra a vida e a obra do grande mestre do samba
Para comemorar o aniversário de 451 anos da cidade de Niterói, uma surpresa muito especial foi preparada pelo Programa Aprendiz Musical para o público da cidade. Trata-se de um espetáculo único, que passa pela genialidade da vida e obra do mestre Paulinho da Viola.
‘Paulinho da Viola Infinito’ é o segundo espetáculo musical do maior programa de inclusão social através da música no Brasil, e promove um mergulho no repertório do sambista, através de suas letras, melodias e arranjos icônicos. A pré-estreia exclusiva para alunos da casa, familiares, direções escolares e autoridades acontece no dia 21, e as apresentações abertas ao público serão nos dias 22 e 23, às 19 horas, no Theatro Municipal de Niterói, com entrada franca e sujeito a lotação.
O musical é uma celebração a este grande nome da música brasileira. A peça reúne os grupos de Orquestra e Coral do Aprendiz e mistura música, teatro e poesia para contar a trajetória de Paulinho da Viola desde a infância até a consagração, com o mar e o samba como metáforas centrais. A narrativa evoca encontros com lendas do samba, como Clementina de Jesus e Cartola, e recria momentos marcantes, como o ambiente do Zicartola, onde Paulinho conheceu grandes nomes do gênero. Com uma abordagem entre realidade e fantasia, a peça reflete sobre temas como tempo, memória e identidade cultural, exaltando o legado atemporal do artista.
O Prefeito Axel Grael lembrou da riqueza cultural do artista.
“Celebrar Paulinho da Viola é celebrar a essência do nosso povo e a riqueza de nossa cultura. Este espetáculo nos convida a resgatar nossas raízes e a importância do samba como uma forma de resistência cultural. Paulinho da Viola é um símbolo de tudo isso, e o Aprendiz Musical é uma ponte essencial para que jovens talentos possam se conectar com essa herança”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael.
Já o Secretário Executivo de Niterói, André Diniz, falou sobre o orgulho do Aprendiz Musical para a cidade.
“O Aprendiz é hoje o maior programa de iniciação musical em escolas públicas do país, com cerca de 10 mil alunos. É um orgulho da nossa cidade e nada melhor do que termos a apresentação de fim de ano do Aprendiz nas celebrações dos 431 anos de Niterói. É um espetáculo que homenageia o Paulinho da Viola e une a música, ao teatro e a poesia para contar a história de um dos grandes nomes da nossa música. Será um momento de celebração e uma oportunidade para os jovens músicos vivenciarem esse intercâmbio artístico, que contribui significativamente para a profissionalização deles”, ressalta o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, André Diniz.
Em 2023 o Programa Aprendiz realizou, com muito sucesso, seu primeiro musical, ‘Passarim – uma homenagem a Tom Jobim’. Esta é uma linguagem nova que o Aprendiz está explorando, após incluir em sua grade inovações no currículo, como as aulas de Teatralidades e oficinas do Projeto Decola – oferecendo aos alunos novas oportunidades de aprendizagem.
PARCERIA COM A EDUCAÇÃO
“O Aprendiz Musical é um projeto muito especial, que permite aos nossos estudantes viver novas experiências, como esse concerto. Homenagear o Paulinho da Viola é uma oportunidade singular de aproximar os nossos jovens da música popular brasileira, e de reconhecerem o valor da nossa cultura através de canções que traduzem a nossa história. Será, sem dúvida, um momento memorável”, disse o Secretário de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques.
PREPARANDO OS ALUNOS
“Trabalhar com esses jovens em um espetáculo sobre Paulinho da Viola foi uma experiência marcante. Para muitos deles, era o primeiro contato com o teatro, então, além de aprender a se expressar no palco, foi uma vivência duplamente inédita, já que Paulinho também era uma grande novidade. Ele é um artista que os alunos não conheciam a fundo, mas que se revelou fascinante, e é emocionante ver a música brasileira alcançando uma geração tão jovem. Foi incrível observar o interesse desse grupo em aprender. Eles se dedicaram intensamente e com vontade, o que transformou o processo, apesar das dificuldades naturais do teatro e da exposição que ele exige”, disse o Diretor do Musical, Marcelo Alvim.
REPERTÓRIO:
01 -Timoneiro
02 – Eu Canto Samba
03 – Pagode do Vavá/Bêbado Samba
04 – Coração Imprudente
05 – 14 anos/Pecado Capital
06 – Meu Mundo é hoje
07 – Onde a dor não tem razão
08 – Paisagem útil
09 – Sinal fechado
10 – Argumento
11 – Dança da solidão
12- Talismã
13 – Mar grande
14 – Foi um rio que passou
FICHA TÉCNICA:
Direção Musical: Flávio Mendes
Roteiro: Cilene Guedes
Direção Cênica: Marcelo Alvim
Regência: Evandro Rodriguese
Regência do Coro: Leandro Campanate
Preparação Vocal (Canto): Fátima Mendonça e Márcio Carvalho
Preparação Vocal (Voz Falada): Marcelo Alvim e Márcio Carvalho
Arranjos: Eduardo Louro e Flávio Mendes
Direção de Arte (Cenário, Figurino e Adereços): Rebecca Cardoso
Assistente de Direção e Corpo: Ruan Guimarães
Assistente de Figurino: Thatiane Abreu
Assistente de Cenário: Marcela Anjos
Identidade Visual: Elaine Backer
Iluminação: Tadeu Freire
Som: Airton Arraes
MÚSICOS CONVIDADOS:
Cavaquinho – André Mohamad
Percussão – Ayres d’Athayde e Douglas Amaral
Piano – Rafael Simonaci
Violão de 7 cordas – Leonardo Paiva
SERVIÇO:
Evento: Paulinho da Viola Infinito | Orquestra e Coro Aprendiz Musical
Datas: 21/11 – Pré-estreia – Somente convidados e dias 22 e 23/11 – Aberto ao público
Horário: 19h
Duração: 120 min
Local: Theatro Municipal de Niterói
Classificação indicativa: Livre
Entrada Gratuita / Sujeito a lotação