Orquestra Aprendiz Musical participa do 3º Encontro de Orquestras do Sudeste Brasileiro, em Campos

Evento no norte-fluminense reuniu estudantes e profissionais da música de diferentes cidades

Alunos e equipe do Programa Aprendiz Musical participaram do 3º Encontro de Orquestras do Sudeste (EOSB), entre os dias 22 e 28 de julho, em Campos dos Goytacazes. Simultaneamente, ocorreu também o 1º Fórum de Gestores, reunindo profissionais da música de diversas regiões. Ambos os eventos foram organizados pela ONG Orquestrando a Vida.

A participação do Programa Aprendiz no EOSB foi de extrema importância para os jovens músicos que integram a Orquestra Aprendiz Musical, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o universo da música e dos instrumentos. Essa também foi uma experiência significativa devido ao intercâmbio entre os alunos de diversas partes do Sudeste brasileiro.

Alunos do Aprendiz durante ensaio para apresentação em Campos

“Essa troca foi bem interessante porque eles fizeram uma imersão e participaram de forma ativa durante a semana do festival. As aulas eram compartilhadas, os alojamentos e os horários das refeições também. Muitos alunos relataram que evoluíram em uma semana, o que eles não costumam evoluir em um semestre, por exemplo. Além disso, foi uma oportunidade de conhecer outros jovens estudantes de música de outros estados”, explica João Reis, Coordenador Pedagógico do Aprendiz.

Avaliação similar é compartilhada pelo Maestro da Orquestra Aprendiz Musical, Evandro Rodriguese:

“Lá foi muito importante para a gente conhecer outros projetos e perceber que um trabalho social como esse, através da música, ele realmente faz diferença na sociedade. Fica nítido por meio da história de todo mundo e as trocas dos nossos alunos com alunos de outras orquestras. Eles voltaram para casa mais entusiasmados para estudar e tocar mais”, disse.

A participação do Programa Aprendiz foi dividida em duas etapas. A primeira parte contou com 14 alunos que foram contemplados com uma bolsa por parte da organização do evento e puderam participar das atividades, das aulas e também tocaram na orquestra do festival entre os dias 22 e 26 de julho. 

Já a segunda forma de participação foi através do concerto, no final de semana dos dias 27 e 28, que reuniu várias orquestras de projetos sociais da Região Sudeste que foram se apresentar, incluindo os demais alunos que integram a Orquestra Aprendiz.

A equipe do Aprendiz também participou do 1º Fórum de Gestores, realizado durante o Encontro de Orquestras

O repertório do Aprendiz neste grande concerto final foi dividido em músicas eruditas e populares, incluindo um medley de canções do famoso grupo de pagode Raça Negra, que levou o público presente ao delírio, segundo Evandro Rodriguese: “Foi uma grande surpresa, com a plateia toda ficando em pé, dançando e tudo mais. Foi muito legal”.

Ainda de acordo com o Maestro, a ida ao Encontro foi importante também para que a equipe aprendesse um pouco mais sobre a ONG Orquestrando a Vida, que, segundo Evandro, tem um trabalho consolidado no município do norte-fluminense e que serve de inspiração para o Aprendiz, que passa justamente por uma fase de expansão em Niterói: “Eu fiquei muito impressionado. É um projeto muito forte, muito sólido no Brasil, e é uma grande referência para a gente”.

Para a Coordenadora de Cordas, Nerisa Aldrighi, outro aspecto a ser destacado sobre a participação no evento foi a possibilidade de diálogo com profissionais estrangeiros.

“Tivemos professores internacionais participando, trazendo uma nova abordagem de ensino de instrumentos de cordas e nossos alunos aproveitaram bastante. Também vale destacar que o encontro das orquestras em si foi muito interessante para a gente ver a dinâmica de cada uma, os repertórios, conhecer os projetos e o que eles andam trabalhando, entre outros pontos”, relatou. 

Parte da equipe e dos alunos do Aprendiz que foram ao 3º Encontro de Orquestras do Sudeste Brasileiro

Por fim, o Coordenador Pedagógico João Reis destacou a visibilidade para o Aprendiz Musical ao participar de um evento com a relevância que tem o Encontro de Orquestras:

“A gente pôde apresentar o aprendiz para governantes que estavam presentes e para gestores de outros projetos sociais, mostramos a nossa forma de trabalho, o que nós já fizemos e o que fazemos, que pode servir de inspiração para outros programas, bem como aprendemos com eles. Foi uma troca bastante interessante”, finalizou.

Compartilhe:

Leia também