Oficina “O Corpo em Cena” inaugura série de capacitações na Casa Aprendiz, no Fonseca

Palestrante e preparadora corporal Vera Lopes falou sobre o desempenho dos alunos e revelou sua visão sobre o Programa, que ganhou nova sede recentemente

O Programa Aprendiz Musical promoveu no dia 17 de julho a oficina “O Corpo em Cena”, ministrada pela palestrante e preparadora corporal Vera Lopes. Esta foi a primeira capacitação voltada para alunos realizada na Casa Aprendiz Musical Professor Aníbal Bragança, recentemente inaugurada no bairro Fonseca, em Niterói. Participaram da atividade integrantes do Coro Aprendiz Musical. 

A oficina faz parte da estratégia pedagógica do Programa de oferecer cursos, palestras e workshops que ajudem no desenvolvimento pleno dos estudantes, para além das práticas musicais.

Para Vera Lopes, a experiência de oferecer a capacitação na Casa Aprendiz foi de grande valia para ela e para os alunos. Por meio dos conteúdos abordados – sobre estruturas anatômicas, estrutura de sustentação corporal e dos componentes técnicos que ela desenvolveu de espaço, tempo, ritmos e, principalmente, locomoções – ela relata que os jovens conseguiram deixar a timidez de lado e se entregaram totalmente ao que foi proposto.

“Inicialmente eles eram um grupo tímido, corpos contidos, expressões faciais muito neutralizadas e foram se soltando e se envolvendo. Percebi ao final do trabalho que eles estavam com uma outra energia, com uma outra capacidade de interação, com uma outra entrega, trazendo à tona o seu potencial artístico, que é o que nos interessa”, revelou.

Alunos e equipe do Aprendiz Musical reunidos durante a oficina – Foto: Divulgação

Vera destacou ainda a sua felicidade com o acolhimento que recebeu da equipe e dos estudantes da nova Casa Aprendiz:

“Como foi bom o encaminhamento do professor Márcio (Carvalho) e dos outros professores participantes para eu ter um acolhimento, e o acolhimento dos alunos, permitindo essa integração. O espaço que eu recebi para poder falar um pouco de mim, estabelecer um contato dialógico entre os alunos, tudo isso criou um ambiente favorável para que o trabalho efetivamente acontecesse”, avaliou.

Por fim, Vera destacou o seu encantamento com a estrutura do Aprendiz Musical, que é o maior programa de Educação Musical do Brasil. 

“Fiquei muito encantada com a percepção que o Programa Aprendiz Musical tem da arte e da cultura como pilares na formação do cidadão. O meu segundo encantamento foi com a valorização dos profissionais envolvidos e comprometidos com a formação pedagógica dos alunos. Todos comprometidos. É impressionante e estão de parabéns”, finalizou.

Compartilhe:

Leia também