Em abril é criado o programa “Niterói – Orquestra e Coro na Escola”, que começa com 270 alunos em 3 unidades: E.M José de Anchieta, E.M Honorina de Carvalho e E.M Maestro Heitor Villa-Lobos.
A estreia dos pequenos artistas aconteceu no Theatro Municipal de Niterói no dia 29 de novembro.
Já com nome de “Projeto Aprendiz”, o Programa alcança cerca de 1500 participantes, com 5 núcleos de corais em diferentes escolas e mais de 500 alunos aprendendo cordas.
O Programa Aprendiz é convidado especial do ‘1°Encontro de Corais de Niterói’ promovido no Teatro Abel em novembro.
Quarteto de Cordas Aprendiz se apresenta no Solar do Jambeiro e no Theatro Municipal de Niterói em julho.
O Programa é iniciado na 10ª escola, a E.M. Levi Carneiro.
Início da parceria com a Oslo Camerata e BarrattDueInstituteof Music (Noruega). Alunos do Aprendiz participam de workshops e de masterclasses com músicos noruegueses.
Quatro alunos da Orquestra Sinfônica Aprendiz são convidados para participar do Festival de Valdres, na Noruega.
O Programa Aprendiz foi selecionado na etapa regional do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010 pelo Governo Federal/Caixa Econômica – Brasília (setembro/2009).
Tem início a série Concertos na Imprensa, que mensalmente ocupou a Sala de Cultura Leila Diniz, da parceira Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, com diversas formações de alunos do Programa Aprendiz.
É lançado o “Programa de Intercâmbio Cultural Brasil-Noruega” com a realização de grande concerto no Theatro Municipal de Niterói, em outubro. Várias escolas recebem shows ao vivo de diferentes grupos noruegueses.
Início da parceria com a Gersthofer Youth Orchestra (Alemanha);
O Aprendiz ganha vertente “Popular” e passa a oferecer classes de violão, cavaquinho, percussão e canto popular em mais 10 escolas, totalizando 20 unidades da Rede Municipal de Ensino com a presença do Programa.
Em 30 junho acontece a inauguração da Sala Aprendiz, nova sede do Programa.
É criado o projeto “Interculturalidades: Oslo Camerata Niterói”, uma nova parceria do Aprendiz com o Barrat Due Institute of Music (Noruega) que estabelece um projeto-piloto a partir de uma co-criação de metodologias de ensino de música.
Nascem a OGP (Orquestra Guerra-Peixe) e a Orquestra Interculturalidades.
É realizado o I Festival de Coros Aprendiz no Teatro Popular em maio.
Nasce uma nova unidade de ensino alternativa: Oficinas de Linguagens Musicais Contemporâneas no CEU Ismael Silva (ou CEU de Jurujuba).
É criado o Grupo de Referência “Regional Aprendiz” com alunos avançados de instrumentos populares.
O 1º Festival de Orquestras do Programa Aprendiz teve a participação de mais de 100 jovens músicos da Rede Municipal de Educação. O evento fez parte das comemorações de 15 anos do Aprendiz e contou com a participação dos principais Grupos de Referência do programa: Orquestra Guerra Peixe, Orquestra Interculturalidades I, Orquestra Interculturalidades II, Banda Sinfônica Aprendiz e Orquestra Sinfônica Aprendiz.
O Programa Aprendiz celebra 15 anos de atividades com calendário especial comemorativo e exposição de fotografias.
Gravação do primeiro filme oficial do Programa Aprendiz Musical chamado: “Orquestra Sinfônica Aprendiz (o filme)”. A exibição aconteceu no cinema Reserva Cultural, para alunos da Rede Municipal de Ensino e contou com a produção de DVDs e distribuição digital gratuita.
OSA sai em turnê por quatro municípios da Baixada Litorânea Fluminense, com apresentações gratuitas em praças, igrejas e shoppings.
Tombamento do Aprendiz como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 9 de outubro.
3º Festival de Orquestras Aprendiz no Theatro Municipal de Niterói, promovendo o encontro de todos os grupos orquestrais do Programa. Apresentaram-se as orquestras escolares compostas por crianças e as orquestras da Sala Aprendiz.
Concerto de Natal: OSA com o trompetista Silvério Pontes no Theatro Municipal de Niterói.
Participação no Festival Acordes do Amanhã, um acontecimento de cunho nacional que integra diversos estados e ocorre simultaneamente.
Orquestra Sinfônica Aprendiz realiza uma pequena turnê em três apresentações consecutivas: Praia de Icaraí, Praça da Cinelândia e Palácio de Cristal em Petrópolis. O Coro Aprendiz e as Orquestras Guerra-Peixes e Interculturalidades se apresentaram na praça da Cantareira.
O Regional Aprendiz se apresentou em julho, nas unidades escolares: João Brazil, Antineia Silveira Miranda, Portugal Neves e Heloneida Studart.
Parceria inédita entre a Orquestra Sinfônica Aprendiz e a Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (AJOPES) reune cerca de 70 jovens músicos no palco da Cidade das Artes e Teatro Popular Oscar Niemeyer com regência do maestro Felipe Prazeres entre junho e julho.
Festival Aprendiz Musical na Rede – 1º festival online do Aprendiz Musical mediado por Fátima Mendonça, coordenadora do Programa Aprendiz.
A Orquestra Sinfônica Aprendiz passa a se chamar Orquestra Jovem de Niterói (OJN).
Aprendiz Musical convida Sergio Chiavazzoli com participação do Coro Aprendiz e fazem especial de Natal no Theatro Municipal de Niterói.
Orquestra Jovem de Niterói toca com Maestro João Carlos Martins e Orquestra da Grota no Theatro Municipal de Niterói, em dezembro.
Encontro de Coros Aprendiz Musical no Horto do Fonseca em dezembro. Apresentação do Coro Aprendiz Musical e dos alunos de Canto Coral das unidades escolares: E.M Ernani Moreira Franco, E.M Dom José Pereira Alves, E.M Paulo Freire e E.M Sítio do Ipê.
Evento oficial de encerramento das atividades do Programa Aprendiz em 2022.Aconteceu na Praça São João, no Centro de Niterói, com a apresentação da Orquestra Aprendiz Musical e do Coro Aprendiz. O evento teve a participação da Orquestra de Acordeões do Conservatório de Música de Niterói e integrantes da Camerata do CMN.
Em 2023, o Programa Aprendiz Musical teve sua atuação expandida e passou a estar presente em 100% da Rede Municipal de Ensino.
O Programa Aprendiz investiu na capacitação de professores e equipe de produção com um ciclo de palestras, dentre elas: “Introdução a Educação Anticapacista” realizada no Conservatório de Música de Niterói.
Capacitação Música como elemento de integração e inclusão para alunos e alunas neurodivergentes. Palestrante: Rosane Rabello, realizado no Conservatório de Música de Niterói.
Outra capacitação oferecida foi: “Música como elemento de integração e inclusão para alunos e alunas neurodivergentes.” Palestrante: Rosane Rabello, realizado no Conservatório de Música de Niterói.
Oficina com Flávio Mendes –“O Nascimento da MPB” – foi conduzida pelo arranjador e músico Flávio Mendes. O propósito desta oficina foi explorar as raízes da MPB, focando especialmente no período entre a Bossa Nova e o movimento Tropicalista. Aconteceu no auditório do Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Dia Especial da Família – Encontro de Coros no Horto do Fonseca
O evento foi marcado pela confraternização entre o Programa e as famílias dos alunosatendidos, com uma grande apresentaçãodas turmas de Canto Coral das seguintes escolas: E.M. Noronha Santos, E.M. Don José, E.M. Ernani Moreira Franco, E.M. Paulo Freire, E.M. Alberto Torres e E.M. Santos Dumont. Além do Coro Infantojuvenil Aprendiz Musical. O evento aconteceu no Horto do Fonseca.
Concerto Orquestra de Sopros Aprendiz Musical e Orquestra JUGGE (Alemanha) Em comemoração ao aniversário da cidade de Niteróifoi realizada uma grande apresentação conjunta da Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical e a Orquestra Jovem de Gersthofen (JUGGE – Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben) no Mercado Municipal de Niterói.
Encontro de Sopros Aprendiz Musical
O Evento vislumbrou a integração entre os estudantes de instrumentos de sopro das escolas municipais e os membros da Orquestra de Sopros Aprendiz Musical. A iniciativa proporcionou aos alunos do Programa nas escolas, uma experiência enriquecedora ao vivenciarem o ambiente de uma orquestra, e compartilharem experiências musicais entre si.
Aniversário da cidade de Niterói
Apresentação da Orquestra de Sopros Aprendiz Musical, com a participação do músico Silvério Pontes executando uma composição exclusiva em homenagem ao aniversário de 450 anos da cidade de Niterói. Theatro Municipal de Niterói.
O espetáculo “Passarim – uma homenagem a Tom Jobim”, contou com a participação da Orquestra Aprendiz Musical e do Coro Aprendiz. A apresentação representou uma imersão profunda na vida e obra de Tom Jobim. “Passarim” não apenas resgata um protagonista ímpar da música nacional, mas também o introduz às novas gerações por meio de uma integração artística. O espetáculo nascido do desafio de unir música e interpretação cumpriu com excelência seu propósito. Homenageando de forma singular o maestro e compositor Tom Jobim por meio dos principais Grupos de Referência do Programa no ano de 2023.
Dia Especial da Família com os Grupos de Referência Aprendiz Musical. Alunos e familiares se reuniram no evento de encerramento de 2023 do Programa Aprendiz, no Ginásio do Clube Canto do Rio, no Centro de Niterói. O público assistiu as apresentações dos seguintes Grupos de Referência: Orquestra e Coro Infantojuvenil Aprendiz, Orquestra Experimental Aprendiz, Orquestra de Sopros Aprendiz, além do Coro e Orquestra Aprendiz Musical.
Inauguração da Casa Aprendiz
XI Festival de Coros
Lançamento do início das obras de dragagem de Niterói. (Com a presença do presidente Lula) .