Interculturalidades

O projeto aconteceu em 2014 e implementou uma base de ensino intensivo de música clássica em Niterói-RJ com orientação pedagógica de músicos e professores do Barratt-Due Institute of Music / Oslo Camerata (Noruega).

O piloto começou com ações na Escola Municipal Júlia Cortines, que era uma das unidades de ensino onde o Aprendiz já atuava. Seis professores brasileiros do Aprendiz passaram por etapas de treinamento com profissionais noruegueses do Barratt-Due Institute of Music e Oslo Camerata na Noruega. A Oslo Camerata doou 40 novos instrumentos (20 violinos, 10 violas e 10 cellos) em 2013 e mais 10 novos violinos em 2014. Posteriormente, 40 (quarenta) alunos (com idade entre 7 e 9 anos), devidamente matriculados na escola contemplada, receberam aulas individuais e de prática de conjunto duas vezes por semana;

Profissionais de ensino de música da Noruega fizeram duas visitas ao Brasil para dar continuidade à capacitação profissional e para acompanhar as aulas. No período, realizamos idas a concertos no Teatro Municipal de Niterói e Teatro Municipal do Rio de Janeiro como forma de complementar o processo de aprendizagem e formação cultural dos alunos. Como resultado pedagógico, produzimos o primeiro livro do violino (“Viva! Eu toco violino”), um método escrito com as 12 primeiras lições do instrumento para crianças. Este produto não era previsto no projeto inicial, mas foi uma consequência positiva do trabalho em conjunto de todos os profissionais envolvidos. No final do ano também foram concluídos o primeiro livro do violoncelo e o primeiro livro da viola. Até hoje esses métodos são utilizados no Programa Aprendiz Musical.

Sobre o Barratt Due e a Oslo Camerata

Barratt-Due Institute of Music é uma fundação privada que vem desempenhando um papel central no ensino de música na Noruega há mais de 80 anos. Eles têm diversas orquestras e conjuntos constantemente em preparação para executar programas de música desafiadores que resultam em cerca de 130 produções de concertos por ano. Através destas atividades, o Barratt-Due oferece um dos ambientes artísticos mais originais e inspiradores da Noruega.

Criada em 1998, a Oslo Camerata é uma das mais importantes orquestras da Noruega. Sua formação conta com músicos profissionais e também com jovens talentos formados e selecionados pela comissão do respeitado Barratt Due Institute of Music.

A Oslo Camerata teve grande sucesso em festivais e turnês por toda a Europa, Índia e Brasil. Em todos os lugares a qualidade técnico-interpretativa de sua performance (do seu som) desenha uma resposta entusiástica do público e crítica. Seu repertório abrange do barroco à música contemporânea, contemplando obras de compositores diversos, inclusive jovens talentos.

Compartilhe:

Leia também

Turnê e filme da Orquestra Sinfônica Aprendiz

Turnê e filme da Orquestra Sinfônica Aprendiz

O projeto aconteceu em 2017 e promoveu a manutenção da estrutura pedagógica e administrativa da Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em Niterói-RJ. A OSA era composta por 40 jovens instrumentistas com idades entre 14 e 23 anos, participantes do Programa Aprendiz –...