Gestores do Aprendiz Musical visitam projetos de Educação Musical em Barra Mansa e Volta Redonda

Intercâmbio serviu para conhecer iniciativas que são referências no Sul Fluminense, compartilhando práticas e ideias para aprimorar a formação dos alunos do programa de Niterói

Nos dias 27 e 28 de novembro, gestores e coordenadores do Programa Aprendiz Musical realizaram um intercâmbio nos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda, no Sul do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer dois importantes projetos de Educação Musical, que são referências nas regiões onde atuam e possuem semelhanças com o Aprendiz.

Participaram da viagem o Presidente do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), instituição responsável pela gestão do Programa, João Carino; a Diretora do IMMuB, Luiza Carino; a Diretora Executiva do IMMuB, Juliana Pelca; o Coordenador Geral do Programa, João Victor Reis; e a Coordenadora de Cordas, Nerisa Aldrighi.

O primeiro dia do intercâmbio foi dedicado à visita ao projeto “Música nas Escolas”, de Barra Mansa, que existe há mais de 20 anos e atende, atualmente, cerca de 22 mil alunos de toda a rede municipal de ensino da cidade.

Equipe do Aprendiz Musical com Vantuil de Souza no projeto Música nas Escolas, em Barra Mansa – Foto: Divulgação

A equipe do Aprendiz Musical foi recebida pelo maestro e gestor Vantuil de Souza e demais membros da gestão do projeto barra-mansense. Na pauta, foram discutidos temas como o funcionamento do “Música nas Escolas”, desafios pedagógicos, financiamento, diferenças e similaridades com o programa de Niterói, entre outros assuntos. Também foi possível assistir ao ensaio da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), sob a regência do maestro.

Gestores do Aprendiz Musical com os maestros Nicolau Martins de Oliveira e Sarah Higino, em Volta Redonda – Foto: Divulgação

No último dia da viagem, o destino foi a vizinha Volta Redonda, onde os gestores do Aprendiz conheceram o projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, que neste ano completou 50 anos de existência. A iniciativa, gerida pelo município, foi criada pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, que recebeu a equipe, juntamente com a atual coordenadora do projeto volta-redondense, a maestrina Sarah Higino.

Além de uma reunião sobre a gestão do “Volta Redonda Cidade da Música”, a direção e a coordenação do Programa Aprendiz tiveram a oportunidade de visitar três das 39 escolas em que o projeto atua com ensino de música, incluindo bandas e canto coral. Durante as visitas, a equipe observou práticas de sucesso que podem ser adaptadas para o programa de Niterói. As unidades de ensino prepararam apresentações dos alunos para a equipe do Aprendiz, mostrando um pouco do que é ensinado em sala de aula.

Alunos de escola municipal de Volta Redonda se apresentaram para os gestores do Aprendiz – Foto: Divulgação

“Voltamos muito inspirados! Os projetos têm estrutura mais simples, mas nada compromete a qualidade de ensino. Reconsideramos a abordagem pedagógica que vem sendo feita com nossos alunos e abrimos portas para parcerias com essas duas iniciativas”, avalia a Diretora do IMMuB, Luiza Carino.

O Coordenador Geral do Aprendiz Musical também considera o intercâmbio proveitoso para a adaptação de melhores práticas para a realidade do Programa:

“Essa experiência proporcionou insights valiosos sobre a gestão de recursos e a estruturação pedagógica. Conhecer projetos próximos, com diferentes enfoques e recursos, ajudou a identificar práticas que podem ser aplicadas para melhorar a qualidade da formação dos nossos alunos. Recomendo a repetição dessa viagem em outros momentos e com outros programas. Foi uma experiência importante e enriquecedora, que permitiu conhecer de perto diferentes realidades e refletir sobre como podemos continuar aprimorando o nosso trabalho”, finaliza João Victor Reis.

Compartilhe:

Leia também