Evento reuniu professores, responsáveis e autoridades, demonstrando a evolução artística e educativa dos alunos
O Programa Aprendiz Musical – que é uma oportunidade e um alento na vida de muitos alunos da rede municipal de ensino e que, em 23 anos de existência, tornou-se o maior programa de educação através da música promovido no Brasil – realizou, na última quinta-feira (27), no palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, a IX edição do Festival de Coros Aprendiz Musical. O evento lotou o teatro de público composto por familiares e responsáveis, professores e autoridades, além de animar a plateia com muita música, alegria e emoção. A inciativa é da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Executiva, em parceria com a Secretaria de Educação.
Após um período de três anos sem a realização regular – apenas uma edição online na pandemia, em 2020 – o Festival de Coros voltou com força total como uma das diversas atividades realizadas pelo Programa Aprendiz Musical para socialização, inclusão e demonstração da evolução artística dos alunos.
Estiveram presentes na plateia a Subsecretária Executiva, Mariana Zorzanelli, o Representante Regional do Ministério da Cultura (MinC), Eduardo Nascimento; o Presidente do Instituto Niemeyer, Thiago Sanderson; o presidente do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), João Carino; o ex-presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Marcos Sabino; e o gestor cultural Ricardo Mouzer, entre outros.
Se apresentaram o Coro Infantil, Coro Juvenil, Coro Aprendiz Musical e, na sequência, o Coro Escolar. A apresentação ainda reuniu cerca de 140 crianças de seis escolas municipais. Um momento de grande emoção foi a interpretação da canção Vencedor (Los Hermanos) pelo Coro Aprendiz Musical, composto por alunos que tem entre 14 e 24 anos. Para finalizar, os corais subiram novamente ao palco e, juntos, participam da apresentação de duas canções – entre elas, a música “Sou um Aprendiz”, composta por Márcio Carvalho exclusivamente para o programa.
A subsecretária executiva do município, Mariana Zorzanelli, mostrou o orgulho e o exemplo que esta iniciativa representa para Niterói e para as áreas de educação e cultura no país. Tanto que esteve acompanhada de Edu Nascimento, do MinC, e Thiago Sanderson, do Instituto Niemeyer.
“Faço com muito carinho, junto à Luiza, a coordenação do Programa Aprendiz Musical. Trabalhamos todos os dias para eles receberem sempre o melhor, porque os alunos merecem. Procuramos sempre novas alternativas para que se amplie cada dia mais a experiencia que a música, a cidadania e a cultura conseguem plantar nos corações deles. Investimos 20 milhões por ano para atender, através do Aprendiz, os alunos nesta transformação social, cultural e educativa”, explicou Zorzanelli.
Edu Nascimento confirmou o sucesso da parceria entre cultura e educação. “Alunos que participam de projetos de arte e cultura conseguem melhor performance na educação geral. E quem estuda música se desenvolve em matemática. A cultura ajuda e melhora a educação na sala de aula. Viva essa parceria entre a cultura e a educação. Niterói está de parabéns e o Aprendiz é referência para todo o Brasil”, disse o gestor. Já Thiago Sanderson disse que Niemeyer estaria feliz e ver a plateia lotada. “O uso que está sendo dado a este espaço é o que Oscar Niemeyer, um de nossos heróis nacionais, sonhou quando o criou”, comentou o presidente do Instituto.
Luiza Carino, diretora do IMMuB e responsável pela gestão do Programa Aprendiz Musical, apresentou a noite. “O programa é um grande orgulho para nós e é um patrimônio da nossa cidade. Esta noite as crianças vieram aqui para serem felizes e cantarem as músicas que eles gostam para seus familiares. Uma oportunidade para unirmos os alunos de várias escolas, todos interagindo. Foi uma grande celebração”, comentou.
A atriz, gestora cultural e e ex-subsecretária de educação de Niterói, Gabriela Linhares, representou a secretaria e a Fundação Municipal de Educação – comandadas por Bira Marques. Ela exaltou a iniciativa. “Fiquei muito tocada com a apresentação. É um projeto encantador e a parceria com a secretaria de educação foi fundamental para que crianças da rede municipal de ensino possam ter esse contato com a arte. A música junta a matemática com a subjetividade e isso é incrível para a formação da criança. Sem falar no palco, que é lugar democrático de visibilidade, de escutar e ser escutado, independente da classe social. Isso é muito importante para a socialização e o encorajamento dos alunos. Parabéns ao Aprendiz, que ampliou e vai crescer mais ainda”, concluiu Gabriela.
Luiz Carlos Peçanha viu o projeto nascer. “Uma experiência muito bacana, acompanho o Aprendiz desde o início, no Morro do Céu. A qualidade das vozes, do repertório e a interação da equipe e de nós, professores, com os alunos e responsáveis é muito boa. Saio daqui de alma lavada e com a certeza de que este é o caminho de um trabalho sério e com qualidade musical. São experiencias de vida e socialização. Fico muito feliz de participar”, comentou Peçanha que, além de músico atuante em Niterói desde sua juventude, é graduado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Música, pela Uni-Rio e Mestrado em Musicologia pela UFRJ. Trabalhou como professor substituto de Percepção Musical na Escola de Música da UFRJ e segue dando aulas no Aprendiz.
Os Coros do Programa Aprendiz Musical foram criados para promover a formação e aprimoramento dos alunos – buscando desenvolver a integração social e o gosto pela música a partir da execução de um repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e diferentes estilos e gêneros.