A exposição “Aprendiz: 15 anos de música e cidadania” foi uma celebração marcante do Programa, destacando sua influência e relevância. Através de uma cuidadosa seleção de fotografias, compartilhamos o dia a dia das turmas, das relações entre professores e alunos, as atividades nas escolas, os ensaios em conjunto, os concertos e outros momentos que integraram essa trajetória.
Sob a curadoria de Alline Ourique, que também é a autora da maioria das fotos, a exposição se concentrou no poder transformador inerente ao programa sociocultural. Através do ensino da música, o Aprendiz busca atuar na forma com que crianças e adolescentes percebem o mundo e na maneira que se expressam.
Os visitantes da exposição puderam apreciar imagens que capturaram momentos como a musicalização nas escolas, os concertos realizados em teatros, praças e outros espaços, os registros de intercâmbios culturais com a Noruega e a Alemanha, além de informações sobre os Grupos de Referência do Aprendiz. Dois aspectos notáveis incluíram a seção “Personagens”, que apresentou as histórias de seis ex-alunos do programa por meio de fotos de sua infância contrastadas com imagens atuais, e a Linha do Tempo, que destacou os eventos mais significativos ao longo desses 15 anos de música.
A exposição contou com 18 placas de 120x77cm e foi exibida na Sala Leila Diniz de 15 de junho a 4 de julho, na Sala Carlos Couto de 13 de julho a 28 de agosto de 2016, e no Shopping Itaipu Multicenter de 5 a 20 de novembro de 2016.