Em comemoração ao seu 175º aniversário, a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a instituição de ensino musical mais antiga do Brasil promoveu um encontro que reuniu profissionais de destaque na área. O evento consistiu em uma roda de conversa seguida de um debate, ambos explorando o tema “Música e arte na construção da cidadania – Os projetos socioculturais e o desenvolvimento musical através das estruturação pedagógica”, que contaram com a participação de diversos profissionais e coordenadores de projetos musicais em todo o país.
Entre os participantes estavam Milton Dornellas, Coordenador do projeto PRIMA na Paraíba; Magali Kleber, diretora artística do Festival de Música de Londrina, no Paraná; João Victor Reis, coordenador do programa Aprendiz Musical em Niterói, Rio de Janeiro; Rodrigo Belchior, coordenador do projeto Solar Meninos da Luz; Marcelo Emygdio, coordenador da Rede Brasileira de Práticas Musicais Reflexivas e coordenador do Centro de Convivência Arte & Vida em Arapongas, Paraná; e Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, também coordenador do Programa ATG.
De maneira geral, o debate não apenas ressaltou a importância da educação musical, mas também destacou o papel fundamental da música na formação ampla, na promoção da inclusão social e na contribuição destas ações para o desenvolvimento cultural e social do Brasil. A Escola de Música da UFRJ sediou esse evento de maneira gratuita, permitindo que um público amplo e diversificado participasse das discussões. O Aprendiz Musical foi convidado a participar e foi representado pelos Coordenadores pedagógicos João Victor Reis e Rodrigo Belchior.