Como funciona

Iniciação Musical

Voltadas para crianças do 1º ao 5º ano, as aulas de iniciação musical acontecem no horário escolar, dentro das salas, em todas as escolas de ensino fundamental. As turmas têm aulas de música, com duração de 50 minutos, uma vez por semana.

Por meio de atividades lúdicas, os alunos desenvolvem os âmbitos psíquico, motor, sensorial, criativo, afetivo, racional e social.

A Iniciação Musical do Aprendiz tem como base o canto coral e a flauta doce.


Prática de Instrumentos

Escolas (turno complementar)

Neste estágio, as crianças e adolescentes podem optar pelas aulas de prática de instrumentos ou pelo canto coral – de acordo com a disponibilidade da escola. As turmas têm aulas de música com duração de duas horas uma vez por semana, ministradas no turno escolar complementar. A inscrição nessas aulas é opcional. 

Dentre as aulas de instrumentos oferecidas nas escolas estão:

  • Cordas friccionadas (violino/violoncelo/viola);
  • Cordas dedilhadas (violão/cavaquinho/ukulele);
  • Sopros (flauta doce/flauta transversa/clarineta/trompete/trombone/gaita);
  • Percussão. 

Este estágio também envolve a prática de conjunto, que inclui os ensaios das orquestras escolares e dos conjuntos escolares regionais. As turmas costumam ser compostas por alunos de nível iniciante, que já passaram pela Iniciação Musical. Igualmente, predomina o uso do repertório nacional.

Este estágio também envolve a prática de conjunto, que são os ensaios das orquestras escolares e dos conjuntos regionais.

As turmas costumam ser compostas por alunos de nível iniciante, que já passaram pela Iniciação Musical. Igualmente, predomina o uso do repertório nacional.


Formação Continuada e Complementar
Casa Aprendiz

Neste terceiro estágio, os jovens que apresentam habilidades técnicas mais desenvolvidas são encaminhados para o núcleo Aprendiz, onde podem participar das aulas de instrumento individuais e práticas orquestrais.

Haverá formação continuada (instrumentos e canto coral), práticas de conjunto (grupos de referência) e formação complementar (preparatório para o Teste de Habilidade Específica – THE, aulas de reforço para o ENEM e oficinas livres).