Como funciona
Iniciação Musical
Por meio de atividades lúdicas, os alunos desenvolvem os âmbitos psíquico, motor, sensorial, criativo, afetivo, racional e social.
A Iniciação Musical do Aprendiz tem como base o canto coral e a flauta doce.
Prática de Instrumentos
Escolas (turno complementar)
Neste estágio, as crianças e adolescentes podem optar pelas aulas de prática de instrumentos ou pelo canto coral – de acordo com a disponibilidade da escola. As turmas têm aulas de música com duração de duas horas uma vez por semana, ministradas no turno escolar complementar. A inscrição nessas aulas é opcional.
Dentre as aulas de instrumentos oferecidas nas escolas estão:
- Cordas friccionadas (violino/violoncelo/viola);
- Cordas dedilhadas (violão/cavaquinho/ukulele);
- Sopros (flauta doce/flauta transversa/clarineta/trompete/trombone/gaita);
- Percussão.
Este estágio também envolve a prática de conjunto, que inclui os ensaios das orquestras escolares e dos conjuntos escolares regionais. As turmas costumam ser compostas por alunos de nível iniciante, que já passaram pela Iniciação Musical. Igualmente, predomina o uso do repertório nacional.
Este estágio também envolve a prática de conjunto, que são os ensaios das orquestras escolares e dos conjuntos regionais.
As turmas costumam ser compostas por alunos de nível iniciante, que já passaram pela Iniciação Musical. Igualmente, predomina o uso do repertório nacional.
Formação Continuada e Complementar Casa Aprendiz
Haverá formação continuada (instrumentos e canto coral), práticas de conjunto (grupos de referência) e formação complementar (preparatório para o Teste de Habilidade Específica – THE, aulas de reforço para o ENEM e oficinas livres).