Palestra foi conduzida por Washington de Sá, fundador e presidente da Rede Internacional Infância Protegida
A Casa Aprendiz Musical, no Fonseca, recebeu, no dia 24 de fevereiro, a capacitação “Ética Digital e Prevenção ao Assédio” voltada para toda a equipe do Programa, em especial os professores. A palestra foi conduzida por Washington de Sá, fundador e presidente da Rede Internacional Infância Protegida, especialista em ética digital e proteção infantil.
Durante a capacitação, Washington de Sá trouxe reflexões sobre como os educadores devem se comportar no ambiente online e como adotar medidas eficazes para combater atitudes prejudiciais, como o assédio virtual. O palestrante abordou, de forma prática e objetiva, a importância de estabelecer limites claros no uso das plataformas digitais, tanto por parte dos educadores quanto dos alunos.

Capacitação na Casa Aprendiz discutiu ética digital e prevenção ao assédio – Foto: Divulgação
Um dos pontos centrais da discussão foi sobre como as atitudes dos alunos devem ser observadas, com a meta de promover um ambiente de aprendizado saudável e respeitoso. Nesse contexto, foi enfatizado o papel fundamental dos educadores em corrigir comportamentos inadequados sem causar constrangimentos ou prejudicar a autoestima dos alunos.
Por fim, o especialista alertou sobre a necessidade de denunciar casos de assédio virtual e destacou a responsabilidade das plataformas digitais em criar e manter ambientes seguros para todos. A capacitação foi um marco na construção de um ambiente educacional mais seguro e consciente, tanto no mundo físico quanto no digital.
A Aprendiz Musical segue comprometida com a formação contínua de sua equipe, garantindo que todos os envolvidos no programa possam proporcionar uma experiência de aprendizado rica, respeitosa e segura para seus alunos.

Representantes de cada um dos grupos de debate ao final da capacitação – Foto: Divulgação