Aprenda

Um período importante no desenvolvimento dos estudantes são os exames de seleção para ingresso no ensino superior. O exame do vestibular exige de cada jovem, além de um domínio dos conteúdos escolares, uma capacidade de administrar suas emoções e necessidades pessoais em vista de fazer uma boa escolha profissional, já que esta escolha pode influenciar toda a sua trajetória de vida.

No Brasil, desde 2009 o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado como mecanismo de seleção para as principais universidades públicas do país, além de garantir a possibilidade de participação em programas sociais de incentivo e acesso às Instituições de Ensino Superior. As notas do ENEM são utilizadas para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e para o Programa Universidade para Todos (ProUni) que garante o acesso ao ensino superior por meio de bolsas de até 100% em IES privadas. Além disso, 50 Universidades Portuguesas adotam o ENEM como meio de ingresso de alunos brasileiros.

Pautada nessas necessidades e dada a relevância do ENEM para o contexto dos nossos estudantes, é que o Projeto APRENDA surge como eixo de reforço escolar para o ENEM no contexto do Programa Aprendiz. Ele se propõe a dar suporte aos jovens nos conteúdos essenciais e necessários das principais competências da Base Nacional Comum Curricular, com foco no referido exame e também em concursos militares, de forma a capacitá-los para ingressar nas vagas das faculdades em geral, e em especial nos cursos de música.

Destacamos aqui que o calendário estará atento ainda à conjugação com a preparação para o THE (Teste de Habilidade Específica) exigido para as vagas nos cursos de música e demais processos seletivos profissionalizantes.

Compartilhe:

Leia também