Aprendiz Musical participa de encontro nacional de orquestras, em Belo Horizonte

Maior programa de musicalização nas escolas do país esteve presente no evento, que reuniu músicos, diretores artísticos, diretores executivos e outros profissionais da atividade orquestral para discutir o fortalecimento do setor

Nos dias 14 e 15 de setembro, o Programa Aprendiz Musical, através da Diretora Executiva, Juliana Pelca, e da Coordenadora de Cordas, Nerisa Aldrighi, esteve presente no “Orquestras em Pauta”, um encontro nacional de representantes de  orquestras, realizado na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. Esta iniciativa, promovida pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, reuniu músicos, diretores artísticos, diretores executivos e outros profissionais da atividade orquestral no país.

O evento teve como objetivo analisar o cenário da Música de Concerto e apresentar ao Ministério da Cultura diagnósticos e propostas voltadas para melhorias e sustentabilidade desse setor. 

Em 2024, foi instituída a Comissão para a elaboração e implementação da Política Nacional das Artes e da Política Nacional da Cultura, que guiará as ações nos próximos 10 anos. Neste contexto, o diálogo entre o terceiro setor e o poder público se torna fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. 

“Como impulsionadores dessa causa temos a intenção de consolidar parcerias estratégicas e ampliar o impacto de nossas ações, garantindo que a educação musical seja acessível a mais jovens, independentemente de sua origem socioeconômica. Estamos confiantes de que poderemos expandir ainda mais o alcance da música de concerto no Brasil, contribuindo para o fortalecimento da cultura e da educação no país”, avalia a Diretora Executiva do Aprendiz.

A Coordenadora de Cordas, Nerisa Aldrighi, e a Diretora Executiva do Programa Aprendiz Musical, ao centro da foto, durante participação no “Orquestras em Pauta” – Foto: Divulgação

Para a Coordenadora de Cordas, Nerisa Aldrighi, a presença no Orquestras em Pauta também contribuiu para a visibilidade do Programa a nível nacional:

“A participação do Aprendiz Musical nesse momento de discussão, em conjunto com importantes agentes da educação e da cultura, com o poder público para implementação de novas políticas para as artes nos coloca num ponto de visibilidade importante. Demonstra interesse e proatividade em dialogar, compartilhar, aprender, conviver e construir boas parcerias para garantir a continuidade com sustentabilidade do objeto para o qual nos debruçamos: a educação musical”, avalia.

Um dos principais resultados desse encontro foi a publicação de um documento que reivindica atenção para a atividade da música de concerto no Brasil. O Manifesto pode ser lido por meio deste link.

Diomar Silveira, Diretor Presidente do Instituto Cultural Filarmônica de MG abrindo o evento. Sentados: André Cardoso, Presidente da Academia Brasileira de Música, e Hudson Lima, Coordenador de Música de Concerto da FUNARTE – Foto: Divulgação

O Aprendiz Musical é o maior programa de educação musical em escolas públicas do Brasil, presente em 49 unidades de ensino fundamental da rede municipal de Niterói. Atende cerca de 10 mil alunos e ainda oferece a possibilidade de progressão por meio dos grupos de referência de instrumentos, na Casa Aprendiz Professor Aníbal Bragança, no Fonseca, e canto-coral, no Conservatório de Música de Niterói, no Centro.

Compartilhe:

Leia também