Encontro no auditório do Caminho Niemeyer definiu a identidade organizacional do Programa
A equipe do Aprendiz Musical se reuniu na manhã de sábado, 8 de junho, no auditório do Caminho Niemeyer, para a conclusão da terceira etapa da consultoria oferecida pela Unesco, que teve início em fevereiro deste ano. Na ocasião, foi validada de forma coletiva e colaborativa a identidade organizacional do Programa.
O trabalho de consultoria tem previsão de conclusão com a fase 4, no mês de julho, com a finalização do primeiro Planejamento Estratégico do Aprendiz.
“Fizemos um passo muito importante no planejamento estratégico do Aprendiz Musical, que estamos construindo nos últimos meses, que foi a apresentação e validação da identidade institucional do Programa. Isso é onde tudo começa, é a explicação do que o Aprendiz é, para que ele existe e qual a sua finalidade. Foi um momento muito bom, de integração e confirmação do imenso valor do Aprendiz Musical”, explicou a consultora da UNESCO, Beth Ponte.
Para a diretora do Programa, Luiza Carino, o planejamento estratégico é uma ferramenta importante para qualquer organização, especialmente para o Aprendiz que está em processo de expansão:
“Sabemos que é um desejo da prefeitura, do governo, continuar levando o Programa para cada vez mais escolas, e isso precisa acontecer de forma estruturada, organizada, com todos os colaboradores tendo o mesmo entendimento. Então, agora saímos dessa etapa de construção de identidade com muita clareza entre todos da equipe sobre o que somos, o que fazemos, por que fazemos e para onde queremos ir”, disse.
Sobre Beth Ponte
Beth Ponte é gestora cultural, pesquisadora e consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento e pela Deck Inteligência Digital para a Cultura. É pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA) e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC).
De 2010 a 2018, foi Diretora Institucional do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e, em seguida, tornou-se German Chancellor Fellow (2018/2019) da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, onde desenvolveu o projeto “Quality for Culture” (Qualidade para a cultura). Desde 2013, é professora convidada de cursos de pós-graduação em gestão cultural no Brasil (SESC SP, ABGC, PUC Minas) e exterior (Leuphana University/ Lüneburg – Alemanha).