Aprendiz realiza workshops de aprimoramento para sua equipe

Como parte do processo de ampliação do Programa Aprendiz Musical as equipes de coordenação e produção passaram, na última sexta-feira (15), por dois workshops de aprimoramento.

O primeiro deles, voltado para as lideranças do Aprendiz, faz parte da primeira etapa do planejamento estratégico do Programa – que está sendo desenvolvido pela consultora Beth Ponte, via UNESCO. A ação é importante para contribuir com o fortalecimento e a perpetuação dessa política pública de Niterói. “Hoje fizemos um workshop com as lideranças do Aprendiz Musical. Estive aqui em Niterói para realizar várias entrevistas com a equipe e parceiros do Aprendiz. As lideranças estiveram reunidas para entender um pouco o que será este trabalho que vamos construir nos próximos meses – e que vai ser muito importante nesse momento de expansão e de desenvolvimento do Programa Aprendiz”, disse Beth.

Já o segundo workshop, Prática Para Montagem de Concertos, foi ministrado pelo maestro do Aprendiz, Evandro Rodriguese. Nele, o time de produtores foi instigado a explorar os complexos detalhes e as diversas possibilidades ligadas à prática de montagens de palco para concertos. Foram abordados tópicos essenciais como: o conceito de orquestra, história da música clássica, o que são naipes, as classificações dos diferentes instrumentos e sua lógica de disposição durante uma apresentação real. A equipe teve a oportunidade de visualizar e analisar mapas de palco usados historicamente, além de analisar formações alternativas para montagem de concertos de música de câmara e de orquestras sinfônicas.

“O workshop foi realizado na Sala do Aprendiz para treinar nossa produção a uma montagem rápida e eficiente para concertos. É uma coisa muito importante a produção saber ler, por exemplo, um mapa de palco – para ter maior precisão quando for fazê-lo. É uma forma deles praticarem exatamente isso, para que se torne mais rápido e eficiente. É, também, uma forma de melhorar muito o serviço prestado, que fica mais prático e rápido. Senti que todos estavam muito atentos e curiosos, fizeram perguntas interessantes e pertinentes à função. Além de tudo, eu também aprendo muito com eles”, encerrou o maestro Rodriguese.

Compartilhe:

Leia também