Aprendiz inicia a capacitação de docentes em Musicoterapia e Educação Musical

Oficina de Capacitação Docente visa sensibilizar professores em relação à temática inclusiva e às inovações pedagógicas

Reconhecendo a evolução das tendências pedagógicas contemporâneas, a importância de abordagens inclusivas na educação e buscando o progresso científico e pedagógico através da qualificação do corpo docente, o Programa Aprendiz Musical apresenta mais uma evolução rumo ao crescimento de sua proposta: a organização da Oficina de Capacitação Docente, com a temática ‘Musicoterapia e Educação Musical’, para o ano de 2024.

Os objetivos da Oficina de Capacitação Docente são a sensibilização do corpo docente em relação à temática inclusiva; promoção de atividades de inovação pedagógica e adequação às tendências educacionais contemporâneas; a potencialização das habilidades docentes nas práticas pedagógicas, além do estímulo à colaboração e ao compartilhamento de práticas, oferecendo um espaço de diálogo sobre as experiências. Também serão criadas, durante a oficina, ferramentas práticas e estratégias inclusivas diferenciadas.

A musicoterapeuta Marta Estrella Esteves, convidada para ministrar a oficina, realizará quatro encontros, com 4 horas de duração, todos os sábados do mês de março. As aulas de capacitação acontecerão na Sala Aprendiz.

A proposta se alinha aos princípios e objetivos da Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei nº 13.146/2015) e se baseia no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que estabelece princípios e diretrizes que visam promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, conforme os aspectos apontados no Art. 3º Princípio da Igualdade e Não Discriminação, Art. 4º Acessibilidade, Art. 27 Educação Inclusiva, Art. 28 Desenvolvimento de Estratégias de Inclusão; Colaboração e Compartilhamento de Práticas Inclusivas.

Compartilhe:

Leia também