Orquestras do Programa Aprendiz Musical

Orquestra Infantil

Maestro Diogo Moura

Formada por aproximadamente 65 crianças com idades entre 7 e 15 anos, a Orquestra Infantil representa o primeiro estágio da prática de conjunto dos alunos da Casa Aprendiz. Neste nível, são trabalhados aspectos da linguagem musical, como afinação, sincronia dos ritmos, dinâmicas de sons fortes e fracos, e andamentos variados. O repertório abrange diferentes gêneros e estilos, incluindo folclore, música popular e música clássica.

A participação na Orquestra Infantil estimula a cooperação, a socialização e o senso de pertencimento. Além disso, promove a aceitação das próprias capacidades e limitações e o respeito às diversidades.

Orquestra Experimental de Sopros

Maestro Gabriel Dellatorre

A Orquestra Experimental de Sopros é o grupo de referência do Programa focado em instrumentos de madeira, metais e percussão. A orquestra é composta por cerca de 40 jovens, com idades entre 11 e 24 anos, provenientes tanto das escolas atendidas pelo Programa quanto de editais abertos para novos participantes.

Neste conjunto, os alunos desenvolvem suas habilidades orquestrais e interpretam um repertório eclético, que inclui música erudita, popular, marchas, dobrados, música folclórica e contemporânea, nacional e internacional. A Orquestra Experimental de Sopros é versátil e expressiva, cumprindo seu objetivo pedagógico e apresentando uma programação musical de alto nível técnico e artístico.

Orquestra Experimental de Cordas

Maestro Daniel Andrade

A Orquestra Experimental de Cordas, também conhecida como Camerata de Cordas, é o grupo de referência do Programa para instrumentos de cordas, como violinos, violas e violoncelos. A orquestra é composta por 16 instrumentistas, com idades entre 13 e 20 anos, e representa o nível intermediário do ciclo formativo da Casa Aprendiz.

Seu objetivo é aprimorar aspectos técnicos e artísticos necessários para uma boa execução instrumental, interpretando obras de diferentes períodos da História da Música originalmente escritas para essa formação.

Orquestra Aprendiz Musical

Maestro Evandro Rodrigues

A Orquestra Aprendiz Musical é formada por cerca de 50 músicos de 14 a 24 anos e é a principal orquestra do Programa Aprendiz Musical, reunindo adolescentes e jovens com nível mais avançado de conhecimento musical. Fundado em 2007, o conjunto já teve o nome de Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) e Orquestra Jovem de Niterói. A formação tem em seu repertório peças eruditas e populares e busca sempre priorizar o repertório nacional. Os instrumentos utilizados na orquestra são flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Ao longo dos anos, centenas de adolescentes e jovens que integraram a Orquestra Aprendiz Musical tiveram a oportunidade de aprofundar suas experiências musicais, tendo participado de apresentações em espaços culturais de grande relevância, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Teatro Municipal de Niterói, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, o Museu de Arte de Niterói (MAC), entre vários outros.